Dra Paula Silva de Abreu Moraes - Médica, formada em 1983 pela UFMG, Especialista em Alergia e Imunologia pela Universidade de São Paulo, Título de Especialista fornecido pela Sociedade Brasileira de Alergia e Imunopatogia, reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina,
Membro da Associação Brasileira de Alergia e da Academia Européia de Alergia.

Urticária

Urticária é uma doença caracterizada por vermelhidão e coceira na pele, que pode se acompanhar de inchação de lábios e dos olhos. Pode ser causada por alimentos, medicamentos, parasitas intestinais, frio, calor, fatores emocionais e também por Candida albicans.
Pode ser uma doença aguda (durando até 6 semanas) ou crônica que pode durar 5, 10 ou mais anos.
Desde 1966, pesquisadores ingleses observaram que portadores de urticária crônica podem ter o teste alérgico positivo para Candida albicans. No Brasil, a Dra Paula Silva de Abreu Moraes e o Dr Ernesto Taketomi descreveram o primeiro relato de um paciente portador de urticária crônica, que era alérgico a Candida albicans e que melhorou após a imunoterapia. Este é um tratamento que consiste em aplicações semanais da proteína da Candida albicans e só deve ser feito com acompanhamento de médico alergista portador do Título de Especialista em Alergia. Você pode procura-lo no site da ASBAI – Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia.
Leia o artigo se quiser: Revista Brasileira de Alergia e Imunopatologia 1999. Volume 22. pags 165 a 169 (link)