Dra Paula Silva de Abreu Moraes - Médica, formada em 1983 pela UFMG, Especialista em Alergia e Imunologia pela Universidade de São Paulo, Título de Especialista fornecido pela Sociedade Brasileira de Alergia e Imunopatogia, reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina,
Membro da Associação Brasileira de Alergia e da Academia Européia de Alergia.

Síndrome de hipersensibilidade à Candida

Trata-se de uma doença mal estudada, descrita nos anos 70 por dois pesquisadores: Trusss e Crook. Os sintomas são os seguintes: vaginite ou balanite (infecção no pênis) causada pela Candida albicans + rinite + diarréia + dor abdominal e gazes + urticária ou coceiras na pele + depressão.
Nem sempre todos os sintomas estão presentes. Por exemplo pode haver só candidíase vaginal + diarréia e gazes. Ou rinite + balanite + urticária.
O exame da secreção vaginal e das fezes mostra o fungo Candida albicans. Quando o paciente toma antifúngicos existe uma melhora do quadro, inclusive o quadro de depressão, mas assim que ele completa o tratamento, os sintomas voltam. Os pacientes relatam usar antifúngicos por até 20 vezes, com frustrante retorno do quadro.
O diagnóstico e o tratamento com imunoterapia usando antígenos da Candida albicans costumam melhorar 80% dos casos. Este procedimento deve ser feito por médico especialista em Alergia, que você encontra no site da ASBAI – Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia.